Quem Somos



O Núcleo de Incentivo à Cidadania - NIC é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 29 de outubro de 2003 e está localizada à Rua Juventino Dias, 297 - Bairro Balneário Ressaca em Contagem, Minas gerais. O NIC - Núcleo de Incentivo à Cidadania é uma entidade voltada para o atendimento social, cultural e educacional que visa o fortalecimento dos vínculos familiares, culturais e comunitários, assim como o desenvolvimento humano dos moradores integrando-os à rede de proteção social do município e à comunidade local através dos projetos desenvolvidos e executados na instituição.
Missão: Garantir o acesso da população às políticas públicas, especialmente no direito à proteção social, cultural e educacional.

Objetivo: Promover, incentivar, apoiar, executar e fomentar atividades e projetos sociais que visem à melhoria na qualidade de vida do público atendido, facilitando o acesso às políticas públicas de promoção da cidadania nas áreas social, educacional e cultural.
Visando a melhora na qualidade dos serviços prestados à sua população, assim como a integração da comunidade com as variadas formas da questão social o Núcleo de Incentivo à Cidadania apresenta como proposta a distribuição de suas atividades em três grandes eixos: Social, cultural e educacional.

Público alvo: Crianças, adolescentes, jovens, idosos, mulheres e familias da região do Ressaca, além de prestação de serviço de assessoria técnica a entidades não governamentais no município de Contagem.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira de 8:00 as 22:00 hs e nos sábados de 09:00 às 12:30hs

Certificados e Premiações


Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem - nº. 282/07
Reconhecimento do Poder Público de que a instituição é entidade beneficente de assistência Social sem fins lucrativos e presta atendimento ao público alvo da assistência social.


Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Contagem - nº. 167
Garante que: Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


Atestado de Registro de Entidade de Assistência Social - Nº. 018.658
Instituído pelo Decreto nº. 44.293, de 10/05/2006, CAGEC tem o objetivo de possibilitar o controle da documentação apresentada pelas pessoas físicas ou jurídicas interessadas em estabelecer convênios com a Administração Pública Estadual.


Cadastro Geral de Convenentes/MG - nº. 10328
O Registro Cadastral é uma estrutura mantida pelos órgãos/entidades da Administração Pública, que realizam frequentemente licitações, sendo previsto nos artigos 34 a 37 da Lei de licitações.


Certificado de Registro Cadastral na PMC - 429
A Utilidade Pública é o reconhecimento da União, dos Estados e dos Municípios de que a entidade presta relevante serviços à sociedade sem distinção de clientela.


Lei de Utilidade Pública Municipal - Lei nº. 4.107/2007
A Utilidade Pública é o reconhecimento da União, dos Estados e dos Municípios de que a entidade presta relevante serviços à sociedade sem distinção de clientela.


Lei de Utilidade Pública Estadual - Lei nº. 18732/2010
Atesta a promoção a: a proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a integração ao mercado de trabalho; o desenvolvimento da cultura; entre outros.


Prêmio Cidadãos do Mundo 2009
Menção Honrosa do caderno EU ACREDITO do Jornal HOJE EM DIA ao Projeto de Pré-vestibular Comunitário mantido pelo NIC desde 2005.


Prêmio Milton de Freitas Direitos Humanos 2013
O prêmio ratifica a verdadeira essência dos direitos humanos. Milton de Freitas foi uma importante liderança popular dedicando sua vida no combate às injustiças e construção de sociedade justa e igualitária.
http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=994512

Organograma Institucional